Pilares da Educação Digital


O curso tem, como finalidade principal, oferecer condições para que os educadores da Rede Pública Estadual possam compreender e gerenciar melhor o processo de informação na Internet, dentro da perspectiva de que, compreender e gerenciar informações é fundamental. Também é necessário ter cuidados para que as mesmas sejam facilmente recuperadas quando delas precisarem e que possam ser utilizadas de forma eficaz na sua tarefa pedagógica e no seu dia-a-dia. O Programa parte do pressuposto de que a educação digital se alicerça em seis pilares para realizar a formação para o desenvolvimento de competências digitais relacionadas ao dia-a-dia dos educadores, de modo que saibam pesquisar, colaborar em rede, compartilhar informações e avaliá-las criticamente.
Os pilares estão organizados em competências de informação (busca, gerenciamento e análise) e comunicação (comunicação, compartilhamento e discussão).
O curso Pilares da Educação Digital possui um foco mais pedagógico-filosófico e pouco técnico. Neste curso, os participantes poderão usufruir de um conteúdo voltado para a relação entre o docente e a informação que é encontrada nos meios digitais.
O curso será realizado na modalidade à distância sem encontros presenciais.
Este curso é destinado exclusivamente para os servidores da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, pertencentes ao Quadro de Magistério (QM) da Diretoria de Ensino Região Bauru. Os cursistas aprovados, ao final do curso, receberão certificado digital, pela EFAP, de 60 horas, válido para evolução funcional.

Módulos do Programa:
Programa com 6 módulos:
1) Pesquisa da informação;
2) Gestão da informação;
3) Tratamento da informação;
4) Compartilhamento da informação;
5) Disseminação da informação;
6) Crítica da informação;