Intel Educar: ABP

Intel®Educar – Série Elementos Aprendizagem Baseada em Projetos


INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 
O curso Série Elementos “Aprendizagem Baseada em Projetos” usa cenários específicos de sala de aula, estimulando os professores a explorar características e benefícios da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Através do curso, professores consideram suas experiências práticas, conforme acompanham uma simulação, um professor novo sendo introduzido à metodologia de aprendizagem baseada em projetos e discutindo estratégias com seu tutor. O objetivo do curso é discutir, planejar e desenvolver um projeto para o professor aplicar as novas habilidades e realizar abordagens baseadas em projetos para apoiar sua prática profissional.
Este curso é voltado para os profissionais da Rede Pública Estadual em exercício no Quadro do Magistério. O curso será oferecido na modalidade totalmente à distância e será realizado através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (AVA-EFAP). Para participar do curso é necessário possuir conhecimentos básicos de informática (internet, navegação e pesquisa, Word).
O cursista aprovado receberá certificação que poderá ser computada para a evolução funcional.


Módulo 1: Visão Geral dos Projetos

Neste modulo, participantes exploram princípios da ABP. Eles aprendem as diferenças entre ABP e uma metodologia de ensino mais convencional e revisam uma variedade de projetos, aprendendo assim sobre as características e benefícios de trabalhar com projetos. Conforme observam diferentes exemplos de projetos e ouvem testemunhos de diferentes professores, eles entendem as características que estes projetos têm em comum.

Módulo 2: Concepção do Projeto

Neste módulo, participantes começam pensando sobre criar seus próprios projetos. Eles são introduzidos a quatro etapas e aplicam essas etapas considerando seus próprios objetivos de aprendizagem, questões estruturais de currículo, avaliação, e atividades para os estudantes. Participantes acompanham o processo de um professor conforme ele vai planejando seu projeto.
Módulo 3: Avaliação
Avaliação é essencial na aprendizagem baseada em projetos. Neste módulo, participantes aprendem como integrar a avaliação através do projeto. Eles observam exemplos de instrumentos de avaliação e desenvolvem ou adaptam-nos para seu uso em particular. Eles aprendem como avaliar as habilidades do Séc XXI, tais como: colaboração, autonomia, reflexão – com professores, parceiros, bem como métodos de auto-avaliação. Também identificam os desafios e possíveis soluções para atribuir notas durante o projeto.

Módulo 4: Planejamento de Projeto

Planejar o dia-a-dia de trabalho de um projeto é tão importante como o planejamento geral. Neste módulo, participantes aprendem como planejar em detalhes e manter um projeto organizado, usando linhas-do-tempo (timelines) de projeto e planos de implementação. Eles monitoram o gerenciamento de estratégias para promover a autonomia dos estudantes e assegurar que o projeto aconteça e obtenha sucesso. Professores também discutem caminhos para manter estudantes concentrados nas tarefas e estratégias para gerenciamento do tempo.

Módulo 5: Orientações de Aprendizagem


Neste módulo, participantes focam em seu aperfeiçoamento através dos projetos. Eles exploram estratégias de questionamento para melhorar o aprendizado dos alunos e maneiras de desenvolver, nos alunos, habilidades de colaboração, autonomia, alfabetização digital, e reflexão. Lições de exemplo são demonstradas como modelos para participantes conforme criam mini-lições para seus próprios projetos. Participantes também observam o diálogo entre os estudantes conforme desenvolvem as habilidades do Séc XXI através de discussões e prática.