Intel®Educar – Série Elementos Aprendizagem Baseada em Projetos
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
O curso Série Elementos “Aprendizagem Baseada em Projetos” usa cenários específicos de sala de aula, estimulando os professores a explorar características e benefícios da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Através do curso, professores consideram suas experiências práticas, conforme acompanham uma simulação, um professor novo sendo introduzido à metodologia de aprendizagem baseada em projetos e discutindo estratégias com seu tutor. O objetivo do curso é discutir, planejar e desenvolver um projeto para o professor aplicar as novas habilidades e realizar abordagens baseadas em projetos para apoiar sua prática profissional.
Este curso é voltado
para os profissionais da Rede Pública Estadual em exercício no Quadro do
Magistério. O curso será oferecido na modalidade totalmente à distância e será realizado através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Formação e
Aperfeiçoamento de Professores (AVA-EFAP). Para participar do curso é
necessário possuir conhecimentos básicos de informática (internet, navegação e
pesquisa, Word).
O cursista aprovado receberá certificação que poderá ser computada para a
evolução funcional.
Módulo 1: Visão Geral dos Projetos
Neste modulo, participantes exploram princípios da ABP. Eles
aprendem as diferenças entre ABP e uma metodologia de ensino mais convencional
e revisam uma variedade de projetos, aprendendo assim sobre as características
e benefícios de trabalhar com projetos. Conforme observam diferentes exemplos
de projetos e ouvem testemunhos de diferentes professores, eles entendem as
características que estes projetos têm em comum.
Módulo 2: Concepção do Projeto
Neste módulo, participantes começam pensando sobre criar
seus próprios projetos. Eles são introduzidos a quatro etapas e aplicam essas
etapas considerando seus próprios objetivos de aprendizagem, questões
estruturais de currículo, avaliação, e atividades para os estudantes.
Participantes acompanham o processo de um professor conforme ele vai planejando
seu projeto.
Módulo 3: Avaliação
Avaliação é essencial na aprendizagem baseada em projetos.
Neste módulo, participantes aprendem como integrar a avaliação através do
projeto. Eles observam exemplos de instrumentos de avaliação e desenvolvem ou
adaptam-nos para seu uso em particular. Eles aprendem como avaliar as
habilidades do Séc XXI, tais como: colaboração, autonomia, reflexão – com
professores, parceiros, bem como métodos de auto-avaliação. Também identificam
os desafios e possíveis soluções para atribuir notas durante o projeto.
Módulo 4: Planejamento de Projeto
Planejar o dia-a-dia de trabalho de um projeto é tão
importante como o planejamento geral. Neste módulo, participantes aprendem como
planejar em detalhes e manter um projeto organizado, usando linhas-do-tempo
(timelines) de projeto e planos de implementação. Eles monitoram o
gerenciamento de estratégias para promover a autonomia dos estudantes e
assegurar que o projeto aconteça e obtenha sucesso. Professores também discutem
caminhos para manter estudantes concentrados nas tarefas e estratégias para
gerenciamento do tempo.
Módulo 5: Orientações de Aprendizagem
Neste módulo, participantes focam em seu aperfeiçoamento
através dos projetos. Eles exploram estratégias de questionamento para melhorar
o aprendizado dos alunos e maneiras de desenvolver, nos alunos, habilidades de
colaboração, autonomia, alfabetização digital, e reflexão. Lições de exemplo
são demonstradas como modelos para participantes conforme criam mini-lições
para seus próprios projetos. Participantes também observam o diálogo entre os
estudantes conforme desenvolvem as habilidades do Séc XXI através de discussões
e prática.